“A sabedoria do humilde faz com que ele levante a cabeça e possa sentar-se no meio dos grandes. Nâo louves um homem pela sua bela aparência, nem desprezes ninguém pelo seu aspeto. Pequena é a abelha, comparada com as aves, mas o seu produto é o primeiro na doçura” - Ben Sira 11:1-3

Movimentos Apostólicos

LIAM

A Liga Intensificadora da Ação Missionária (LIAM), nasceu da Animação Missionária Espiritana, fundada a 13 de Maio de 1937, em Fátima, pelos Padres Agostinho de Moura (depois Bispo de Portalegre e Castelo Branco), José Felício e José Maio.

A LIAM é um dos movimentos laicais mais antigos em Portugal. É um movimento de leigos que procura dar visibilidade e vivência à dimensão missionária da nossa Igreja em Portugal e ao mesmo tempo apoiar a Missão que se faz além-fronteiras. Em 1962, realizou-se o I Encontro Missionário de Professores que deu origem ao MOMIP (Movimento Missionário de Professores) e em 1983 foram fundados os Jovens sem Fronteiras. 

A Conferência Episcopal Portuguesa aprovou os Estatutos em 2003. Hoje são mais de 320 grupos paroquiais que se reúnem para rezar, refletir, organizar campanhas, concretizar iniciativas solidárias.

Estes grupos missionários procuram dar corpo ao pedido lançado em 2010 pelos Bispos portugueses para que fizéssemos da nossa Igreja uma Igreja mais missionária. Para isso, a LIAM procura alargar a sua área de ação às paróquias contagiando, assim, o povo de Deus para esta chama missionária que deve brilhar nos corações dos crentes e baptizados. A História do Movimento Liamista continua a ser escrita. Nela entram centenas de grupos e milhares de pessoas, experiências de Fé, gestos de generosidade e de silêncio que escapam às fontes de informação de qualquer historiador.