
- Assim é na vida espiritual. Em primeiro lugar, precisa o homem de regeneração, que é produzida pelo Batismo, segundo aquilo: “Quem não renascer da água e do Espírito não poderá entrar no Reino de Deus” (Jo 3, 5).
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- Em segundo, é necessário que o homem receba uma virtude perfeita, como que por certo crescimento espiritual, pelo sacramento da Confirmação, à semelhança dos Apóstolos, que o Espírito Santo, ao descer sobre eles, confirmou. Eis por que o Senhor lhes disse: “Permanecei na cidade [de Jerusalém], até que sejais revestidos da força do alto” (Lc 24, 49).
- Em terceiro lugar, é necessário que o homem seja espiritualmente nutrido pelo sacramento da Eucaristia, segundo aquilo: “Se não comerdes a carne do Filho do Homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós mesmos” (Jo 6, 53).
- Em quarto, é necessário que o homem seja curado espiritualmente pelo sacramento da Penitência, segundo aquilo: “Senhor, sarai-me, porque pequei contra vós” (Sl 40, 5).
- Em quinto lugar, o homem é, a um tempo, curado corporal e espiritualmente pelo sacramento da Extrema Unção, segundo aquilo: “Está alguém enfermo? Chame os sacerdotes da Igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor. A oração da fé salvará o enfermo e o Senhor o restabelecerá. Se ele cometeu pecados, lhe serão perdoados” (Tg 5, 14-15). Quanto à utilidade comum da Igreja, estão ordenados dois sacramentos, a saber: a Ordem e o Matrimônio. Pois, pela Ordem, a Igreja é governada e propagada espiritualmente, enquanto que, pelo Matrimônio, ela é propagada corporalmente.
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