A Fraternidade de Nuno Álvares, adiante designada abreviadamente por FNA, é: uma Associação privada de fiéis que goza de personalidade jurídica, de âmbito Nacional, sem fins lucrativos, que se rege pelos Estatutos e pelas normas canónicas vigentes, constituída por antigos filiados do Corpo Nacional de Escutas (CNE) - Escutismo Católico Português, que deixaram o ativo nesta Associação ou qualquer outra a associação que lhe venha a suceder. A Associação coloca-se sob proteção de S. Nuno de Santa Maria, seu Patrono, e toma-o por exemplo de Fé, Humildade, Espírito de Serviço e Abnegação, para ser seguido por todos os seus Associados.
A FNA tem por fins:
- Desenvolver junto dos seus Associados a prática de Escutismo Adulto, à luz da Lei e dos Princípios do Escutismo Católico;
- Manter vivo o ideal escutista, na vivência da Fé e do Humanismo Cristão, no serviço voluntário ao próximo, bem como na proteção da Natureza e do meio Ambiente;
- Promover a amizade escutista universal.
A FNA afirma-se como Movimento da Igreja Católica. A FNA deverá ter um Presbítero Assistente, quer a nível Nacional, Regional e de Núcleo.
A FNA é independente de qualquer ideologia política ou partidária e do poder constituído.
A FNA é membro de pleno direito da ISGF – International Scout and Guide Fellowship – a Fraternidade Internacional de Escuteiros e Guias Adultos.